sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ATENÇÃO 2º TB!!

Façam a postagem do 1º Bimestre até dia 30/09/2014 Não esqueçam de mencionar os nomes dos integrantes e em PRIMEIRO PLANO O TEMA!!

13 comentários:

  1. Reserva ecológica 2TB

    Reserva ecológica ou florestal é uma área de proteção ambiental muito importante para a preservação da vida selvagem, fauna, flora, ou características geológicas e de outras espécies às quais são reservadas e gerenciadas para sua conservação. Reservas florestais podem ser designadas por instituições governamentais em alguns países (como o IBAMA no Brasil ou o ICNB de Portugal),
    No ano de 2012, a Universidade de São Paulo declarou cerca de 2170 ha de sua área total (capital e interior) como Reservas Ecológicas numa iniciativa inédita da Universidade nos últimos 40 anos. Até então, a única área declarada protegida tinha sido a Reserva Florestal do Instituto de Biociências, com 10,2 ha e localizada no campus da Capital. Assim como a Reserva Florestal já existente, essas novas áreas foram destinadas à conservação, restauração, pesquisa, extensão e ensino. Resoluções específicas a cada campus foram lançadas no início de 2013, definindo, precisamente, cada fragmento protegido. Ao todo, serão 63 áreas, com vegetação florestal e de cerrado, totalizando 2.519,55 ha e localizadas em seis campi da USP. Aqui estão as reservas mais conhecidas.

    10 reservas ecológicas brasileiras

    1- Parque Nacional do Itatiaia, entre SP, RJ e MG.
    2- Parque Nacional Lençóis Maranhenses, MA
    3- Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA
    4- Parque Nacional Serra da Bocaina, entre SP e RJ
    5- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT
    6- Parque Nacional do Pantanal, MT
    7- Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, PE
    8- Parque Nacional Iguaçu, PR
    9- Parque Nacional Serra da Canastra, MG
    10- Parque Nacional Serra Geral, RS e SC.

    Andréia C.de Souza Santos nº 04
    Milton Dantas Ferreira nº35
    Thiago Silva Friedrich nº43

    ResponderExcluir
  2. Parque da Cantareira 2TB

    Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região.
    Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e os apoios onde eram guardados chamavam-se Cantareira. Possui uma área de 7.916,52 hectares, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.
    Sua maior porção está localizada na Zona Norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, e de extrema relevância ecológica para o Estado de São Paulo. Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.
    É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto exerceu papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo, constituindo o chamado “Sistema Cantareira Velho”. Vale lembrar que o Parque constitui uma parte da Serra da Cantareira e não toda ela.

    Núcleo Pedra Grande
    Foi o primeiro núcleo aberto ao público em 1989, oferece ao visitante a oportunidade de um contato de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando a apenas 10 km em linha reta da Praça da Sé.

    Núcleo Engordador
    O nome Engordador é atribuído ao local que concentrava inúmeros córregos e riachos da região. Esses pequenos cursos dágua engordavam o rio Engordador e por isso ficou conhecido com este nome.

    Núcleo Águas Claras
    Aberto ao público em 2000, através de uma parceria entre o Instituto Florestal e a Congregação das Associações da Serra da Cantareira (CASC), seu nome deriva de uma microbacia em que a área está inserida, dando origem ao Ribeirão Águas Claras.

    Compreendemos que a partir do nosso trabalho que : Trata-se de uma grande parte da Mata Atlântica que abriga diversas espécies de fauna e flora, inclusive algumas das Espécies Ameaçadas de Extinção no Estado de São Paulo, além de fizeram parte do antigo Sistema Cantareira de Abastecimento de Águas de São Paulo, por meio das represas do Engordador, Barrocada e Cabuçu, além de pequenos reservatórios e tanques.


    Caio Ricardo Zanini N º 7
    Patricia de Moura Freitas Batista Nº 37

    ResponderExcluir
  3. TEMA: Turismo Rural

    O Turismo em espaço rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
    Desde a década de 70, como resposta ao aumento e diversificação da procura turística, assim como a procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais, assiste-se ao desenvolvimento do turismo em espaço rural, constituindo-se estas como um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais, um fator de revitalização do tecido econômico e social e uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.
    O Turismo no Espaço Rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento econômico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades econômicas que dele são tributarias e que com ele interagem.
    Segundo o documento, do Ministério do Turismo do Brasil, "Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural", a conceituação de Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade. Com base nesses aspectos, e nas contribuições dos parceiros de todo o País, define-se Turismo Rural como: “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

    No Brasil, são muito procurados o turismo rural em fazendas centenárias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, como também passeios no Pantanal Matogrossense e trilhas em fazendas históricas do interior paulista.
    Algumas universidades brasileiras oferecem na graduação a disciplina de turismo rural.Como é o caso do curso de graduação em Zootecnia.
    Com base no que pesquisamos sobre o Turismo Rural, acreditamos que esse tipo de turismo é o melhor meio de proporcionar entretenimento a sociedade sem haver a necessidade de agredir o modificar a natureza.

    Josilda Ribeiro dos Santos Nº 27
    Gilzabete Souza Oliveira Nº 17

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Turismo rural
    Turismo rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural,comprometido com a produção agropecuária,agregando valor a produtos e serviços,resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.
    Sendo assim,a produção territorializada de qualidade,a paisagem,a biodiversidade,o modo de vida,a lógica familiar,a cultura comunitária,a identificação com os ciclos da natureza são as características mais gerais do meio rural.


    Comentário: Turismo rural está relacionado ao meio ambiente,é lidar com a natureza,com animais e ligado ao lazer do campo.(sitio,fazendas,etc...)

    Imagens:

    https://www.google.com.br/search?q=turismo+rural&biw=1440&bih=799&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=9gErVMi7NtO9ggTJ4IKwCA&ved=0CAYQ_AUoAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=PI-Z8WOooK9neM%253A%3Bh22zek3B5U2dmM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.frasesparafacebook.info%252Fimagens%252Fturismo-e7f3ea.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.frasesparafacebook.info%252F96641-definicin-turismo-rural-concepto.html%3B500%3B351


    https://www.google.com.br/search?q=turismo+rural&biw=1440&bih=799&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=9gErVMi7NtO9ggTJ4IKwCA&ved=0CAYQ_AUoAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Z-q8MX6WyUhtBM%253A%3BO12fCmR54FshdM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.orlaonline.com%252Fwpp%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F12%252FTurismoRural.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.orlaonline.com%252Fwpp%252F2014%252F01%252F03%252Fministerio-turismo-lanca-cartilha-de-destinos-de-turismo-rural%252F%3B432%3B324

    Lais zuza de Oliveira N°30

    ResponderExcluir
  6. Turismo Rural : é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
    COMENTÁRIO

    O Turismo no Espaço Rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento económico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades económicas que dele são tributarias e que com ele interagem

    Nome : Jefte Gomes da Silva Nº 23 2º TB
    Escola Estadual Keizo Ishimara .

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. 2º TB TEMA: Turismo Rural

    O Turismo Rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir um contato mais direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
    O Turismo no Espaço Rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento econômico para o mundo rural que por si só, através da dinamização de muitas outras atividades econômicas que dele são tributarias e que com ele interagem.
    As atividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de: Hospedagem, alimentação, recepção à visitação em propriedades rurais,recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural. E outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.
    A concepção baseia-se na noção de território, com ênfase no critério da destinação e na valorização da ruralidade. Nos territórios rurais, tais elementos manifestam-se, predominantemente, pela destinação da terra, notadamente focada nas práticas agrícolas, e na noção de ruralidade, ou seja, no valor que a sociedade contemporânea concebe ao rural, e que contempla as características mais gerais do meio rural: a produção territorializada de qualidade, a paisagem, a biodiversidade, a cultura e certo modo de vida, identificadas pela atividade agrícola, a lógica familiar, a cultura comunitária, a identificação com os ciclos da natureza.
    Desta forma, mesmo que as práticas eminentemente agrícolas não estejam presentes em escala comercial, o comprometimento com a produção agropecuária pode ser representado pelas práticas sociais e de trabalho, pelo ambiente, pelos costumes e tradições, pelos aspectos arquitetônicos, pelo artesanato, pelo modo de vida considerados típicos de cada população rural.
    O Turismo Rural, além do comprometimento com as atividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Porém, os problemas resultantes da massificação do turismo rural podem ser muitos, como por exemplo, a localização pontual, impactos ambientais graves, abandono de atividades agropecuárias e excessiva terceirização da atividade econômica.
    O setor público vem ganhando importância na geração de ocupações não-agrícolas no meio rural, seja diretamente, por meio da administração pública, seja por meio dos serviços sociais por ela prestados.


    COMENTÁRIO SOBRE O TRABALHO:

    Entendo que o Turismo Rural é uma atividade desenvolvida no campo, comprometida com a atividade produtiva, agregando valor a produtos e serviços, resgatando o patrimônio natural e cultural da comunidade. Isso significa que, para ser enquadrado como turismo rural, o empreendimento deve ser e não apenas "parecer" um sítio ou fazenda.
    Ou seja conhecer o dia-a-dia do campo, dos bichos, da produção agrícola ou pecuária, da produção de frutos e legumes, além de um contato mais estreito com todos os tipos de bichos e animais que vivem em um espaço rural.

    2ºTB
    Nomes:

    Gabriel Xavier Santos, Nº15
    Thais Silva
    Lucas Fernando

    ResponderExcluir
  9. 2TB Tema: Agricultura Sustentável
    A agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é vista do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável.
    Para a agricultura ser considerada sustentável deve-se garantir às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.
    As características da agricultura sustentável são: diminuição de adubos químicos, uso de técnicas em que não ocorra poluição do ar, prática de agricultura orgânica e a criação e uso de sistemas de captação de água da chuva para ser utilizada na irrigação.


    Ana Paula de Sousa, n 02
    Jacione Atailde Meses, n 22
    Vitor Ministro Silva, n 47

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mundo Segundo os Brasileiros “Buenos Aires”


      O Mundo Segundo os Brasileiros de Buenos Aires, na Argentina.

      Para começar o passeio, Pedro te leva para um passeio pela famosa Avenida Nove de Julho e com Yasmin, o programa percorre os bosques de Palermo, a área verde mais famosa da cidade.

      O coração de Buenos Aires, a praça de Maio, parte central, o Cabildo, edifício mais antigo, apresentado por André. Amanda relata uma feira livre em Santelmo onde um americano vende um licor de doce-de-leite, isto é Globalização.
      Tem uma avenida que contem +/- 14 a 15 faixas de carro, mais larga do mundo, a mais comprida, corta toda a cidade e vai para a província. Nessa avenida existe um prédio com a foto de Evita que foi a esposa e herdeira política de Juan Péron, muito querida pelas classes mais baixa, era tida como “Mães dos Pobres”.
      A cidade universitária é um dos Camping da Uba, e está localizada no bairro de Belgrano, próximo ao rio da Prata e ao aeroparque Jorge Newbery. Murillo faz uma aula de Windsurf, modalidade olímpica de prancha à vela, e termina levando a equipe para um mergulho no Rio de la Plata e Diana te leva para uma volta pela maior montanha russa do maior parque de diversões da cidade.
      Amanda te leva para comer um tradicional churrasco argentino e para curtir uma partida de futebol do San Lorenzo e com André você conhece os túneis secretos da cidade um passeio bastante incomum, mas muito interessante. O idioma oficial é o espanhol (ou castellano, como os argentinos preferem chama-lo). Adotam formas do lunfardo, gíria do âmbito portenho. Algumas línguas indígenas também são faladas no interior do país, como o araucano, o guarani ou o quíchua.



      Afrânio de Aguiar Neto

      Nº 02 – 3º termo: C


      Excluir
  10. Agricultura:
    A agricultura familiar tem diversos benefícios na produção de alimentos,principalmente em hortaliças,para melhor abastecer a metrópole.
    São estes benefícios,melhorar a alimentação,mais conforto para os agricultores ,como eletrodomésticos e eletricidade , mais informação e cultura .
    A agricultura comercial apresenta vantagens e desvantagens.
    Vantagens
    Grande impulso na tecnologia agropecuária e na economia nacional, fartura no mercado e preços reduzidos, além de aumentar o PIB.
    Desvantagens
    Abuso das condições da terra,maior uso de fertilizantes e adubos (algumas vezes , ilegais)e o grande uso de máquinas para ter uma alta produção causa desemprego.
    Marcos Adriano Correia
    nº32 2TB

    ResponderExcluir